Dúvidas Frequentes

Como funciona o programa de bolsas da MVP EXCHANGE?

O objetivo principal do programa é de encontrar a faculdade ideal para o estudante. De acordo com o perfil do estudante, buscamos as opções de universidades que melhor atendam suas necessidades e preferências.

Após a aprovação da equipe da MVP EXCHANGE, o atleta entra na Academy e irá se preparar para conseguir uma bolsa de estudos, através da sua nota nas provas de inglês e de seu desempenho esportivo.

Após encontrarmos a universidade que mais se adequa ao perfil do atleta,   inicia o processo de assessoria da MVP EXCHANGE  até o ingresso do atleta na Universidade.

 

Com quais universidades a MVP EXCHANGE trabalha?

Nosso programa é focado em estudantes que vão fazer cursos de graduação nos Estados Unidos para praticarem o esporte pela Universidade ao mesmo tempo em que gradua. Nosso trabalho não é “encaixar” o estudante em uma universidade que temos convênio, e sim buscar as opções de universidades que atendam o perfil e necessidades de cada aluno (curso, localização, tamanho, nível acadêmico, necessidade de bolsa).

 

Existem bolsas de 100%?

Sim, existem bolsas de 100%, mas elas não são comuns e muito difíceis de conseguir. Para receber uma bolsa de 100% o estudante precisa  de uma soma de fatores como ótimas médias escolares, uma boa pontuação nas provas SAT/TOEFL e uma aptidão esportiva excelente demonstrada através dos vídeo com os seus melhores momentos, ainda somadas a combinação de um treinador obter esse valor em bolsa e se interessar pelo atleta.

 

Quanto tempo dura a bolsa de estudos?

As bolsas são válidas por 4 ou 5 anos, dependendo do curso, mas são sempre renovadas anualmente de acordo com o desempenho acadêmico do estudante. Para manter a bolsa o aluno precisa manter uma média mínima.Caso o aluno tenha notas muito boas, existe a possibilidade de a bolsa ser aumentada.

 

Qual é o nível de inglês necessário?

É necessário que o estudante tenha nível de inglês intermediário, uma vez que ele precisará fazer dois testes de inglês (TOEFL e SAT) para que seja aprovado pela universidade americana.

Estes testes são de compreensão, gramática e matemática, o que facilita bastante a preparação dos estudantes para os mesmos. É importante ressaltar que os testes não são difíceis, mas é necessário que o estudante se prepare com muita disciplina e seriedade para aumentar as chances de admissão e de conseguir bolsas acadêmicas.

 

Como se preparar para os testes?

A MVP EXCHANGE  oferece toda a assessoria  para a preparação do atleta  além de toda a assessoria necessária para que o estudante possa fazer os testes, como informações sobre datas, locais, preços e como estudar.

 

Se eu estou cursando uma faculdade aqui no Brasil e quero ir estudar em uma universidade americana, eu posso transferir as matérias que já terminei?

Sim. Dependendo do curso que o estudante faz no Brasil e da universidade americana para onde ele está indo, é possível aproveitar matérias que já foram feitas no Brasil. Tudo depende da avaliação que o coordenador acadêmico da universidade americana vai fazer quando o estudante chegar nos EUA.  

Caso o estudante faça 1-2 anos de faculdade nos EUA e volte para o Brasil, também é possível aproveitar as matérias. Isso dependerá da avaliação que for feita pela universidade brasileira.

 

Quando começam as aulas nos EUA?

As turmas viajam em Agosto ou Janeiro. Apesar do ano letivo nos EUA começar oficialmente em Agosto, a maioria das universidades é semestral, então é possível começar em janeiro também. Porém, a maioria das bolsas só são oferecidas para estudantes que começam a faculdade em Agosto, devido ao campeonato esportivo que se inicia em Agosto. Estudantes que começam as aulas em janeiro possuem menos opções.

 

Quais cursos podem ser feitos nos EUA?

Com exceção de direito, medicina, veterinária e odontologia, e em alguns casos Engenharia praticamente qualquer outro curso pode ser feito nos EUA. Os mais comuns entre nossos estudantes são: Administração,Negócios do Esporte, Marketing, Finanças, Economia, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Comunicação, Educação Física, Moda, Design e Arquitetura. Em alguns casos os atletas podem se formar com duas graduações, uma principal e uma secundária.

 

O diploma americano é válido no Brasil?

Sim. O diploma americano pode ser revalidado no Brasil. É necessário fazer um processo de revalidação em uma universidade estadual ou federal que tenha o mesmo curso que o estudante fez nos EUA.

 

Quando devo iniciar o trabalho com a MVP EXCHANGE?

O trabalho visando a obtenção de uma bolsa de estudos deve ser iniciado no mínimo 12 meses antes da data marcada para a viagem. O ideal é iniciar o trabalho em abril ou maio do último ano do ensino médio, visando a entrada na universidade em agosto do ano seguinte. Porém nada impede que o atleta fique menos tempo no processo e consiga viajar para os Estados Unidos, tudo vai depender do seu desempenho e desenvolvimento dentro do programa.

 

Existe um limite mínima e máxima de idade para participar do programa?

Tudo depende de uma soma de fatores, especialmente o data atual em comparação com a que o atleta se formou no colégio, porém podemos afirmar que a idade inicial é 13 anos e dos 23 anos em diante as opções de bolsas são menores e em alguns casos nulas.

 

Como eu faço para ser o próximo MVP ?

Cadastre-se na aba Try-out em nosso site, participe de nossa avaliação e entre para o programa.
Se o atleta se dedicar as chances de ele realizar o seu sonho são enormes.