intercâmbio ESPORTIVO PARA HIGH SCHOOL

Programa de Intercâmbio Esportivo destinado a jovens atletas que desejam Jogar e Estudar nos Estados Unidos, em idade de cursar a High School (equivalente ao ensino médio no Brasil).

Os programas tem o objetivo de encontrar uma BOLSA ESPORTIVA, que melhor se encaixe ao perfil do estudante/atleta.

Existem 3 tipos de programas: J1, F1 e Select, a seguir descritos, com todas suas  características e particularidades.

As modalidades esportivas disponíveis para intercâmbio esportivos em High School são:

  • Futebol Masculino
  • Futebol Feminino
  • Vôlei Masculino
  • Vôlei Feminino
  • Basquete Marculino e Feminino
  • Futebol Americano
  • E-sports

fUTEBOL NA HIGH SCHOOL

O processo para bolsas de estudo e recrutamento dos treinadores nas High Schools é bem diferente do processo feito para as faculdades. Os atletas que se destacam nas competições de High School sempre recebem propostas das maiores e melhores faculdades da região e por isso a melhor forma de jogar e estudar nas maiores faculdades é começando a vida acadêmica e atlética americana já na High School. É comum de se ver um estudante-atleta no segundo ou terceiro colegial que esteja se destacando nos torneios com algumas propostas de bolsas.

No entanto, o processo burocrático de recrutamento para High School é muito mais complexo que o processo das faculdades. No processo de high school, a MVP Exchange apresenta todos os programas disponíveis para as famílias filtrando todas as possibilidades de acordo com os objetivos atléticos, acadêmicos e financeiros de cada família. Dependendo do programa escolhido pela família, o estudante-atleta pode ir para High Schools que tenham o programa de Futebol considerado TOP 10 da nação.

Programa de High School - "J1"

Com o melhor custo benefício dos programas de High School, esse é o programa perfeito para quem quer ter a experiência semelhante aos demais estudantes americanos, vivendo o dia-a-dia da maneira como a maioria dos adolescentes que residem no país. O objetivo do programa, além de melhorar o nível de inglês do aluno, é ajudar ele a conhecer a fundo a cultura do país ou da região onde irá morar.

O aluno pode escolher onde vai estudar com o visto J1?

Quando o aluno escolhe o programa J1 ele não pode decidir onde irá estudar, justamente porque o principal objetivo do programa é que ele esteja apto a descobrir os costumes e cotidiano da região onde ele passará 1 ou 2 semestres letivos. Essa região pode ser uma área de subúrbio próxima a um grande centro, ou mais frequentemente, uma cidade pequena no interior.

Como é a colocação do aluno estrangeiro em escolas públicas com o visto J1?

O “placement” ou colocação do aluno acontece através de um processo longo, que inclui preenchimento de formulários com características do perfil do mesmo entre outros, o que significa que ele pode receber a confirmação da escola e da casa de família apenas alguns dias antes da data do embarque para os Estados Unidos. Por isso é aconselhável que o processo se inicie com no mínimo 6 meses de antecedência.

Qual o Valor do Programa J-1 ?

U$ 8.900,00 – Ano

U$ 7.500,00 – Semestre

Programa de high school com o visto "F1"

O  High School Public F-1 é o programa para quem quer conciliar a experiência de estudar em uma escola da rede pública americana com a possibilidade de escolha do local onde irá estudar e residir.

O aluno pode escolher onde vai estudar com o visto F-1?

Isso mesmo. Esta é a escolha ideal para quem quer ter capacidade de escolher alguns pontos importantes da experiência, como um clima específico, uma região próxima a uma grande cidade ou mesmo escolher questões relacionadas à parte acadêmica da escola ou à oferta de aulas e atividades. 

Como é a colocação do aluno estrangeiro em escolas públicas com o visto F-1?

O aluno indica três opções de distritos escolares e a instituição responsável intermedia a matrícula em um desses lugares, levando em conta os pré-requisitos esperados e a disponibilidade de vagas.

Com o F-1 o estudante pode escolher a escola desde que esteja cadastrada no programa de exchange. Lembrando que não são todas as escolas públicas que tem esse cadastro. Eles podem inclusive ficar na casa de familiares caso seus parentes estejam legais nos Estados Unidos.

Qual o Valor do Programa F-1 ?

U$14.950,00 – Ano

U$11.200,00 – Semestre

Qual a principal diferença entre o "J1" vs "F1"

O valor do programa quando o aluno pode optar por onde irá estudar, no caso visto F-1, é acima devido a esse poder de escolha e devido a outros fatore. No caso do J1, o aluno estuda na escola gratuitamente. Já com o F-1 ele paga o valor relativo a quanto um estudante americano custa aos cofres públicos do país. As famílias que recebem os estudantes também têm ajuda de custo para receber estudantes estrangeiros, isso facilita para a busca de famílias que costumam ser mais receptivas pois sabem que parte do gasto do mesmo será custeado.

Resumindo, no caso do F-1 a família pode escolher e “paga mais” pela experiência personalizada do filho.

O aluno pode estender o programa com o visto "F1"?

O estudante do High School Public F-1 pode estudar por até um ano letivo nesse programa e, caso queira estender sua temporada nos Estados Unidos, poderá refazer o programa novamente .

Qual programa tem o melhor custo-benefício?

O programa Public USA J-1 anual tem o melhor custo benefício dos programas de High School em língua inglesa. É o programa ideal para quem quer ter a real experiência americana da maioria dos estudantes

programa "SELECT"

O programa Select tem a grande vantagem que o aluno personifica a sua maneira, ou seja, nesse programa ele pode escolher o local que irá morar, a escola em que irá estudar, o esporte que irá praticar, se o mesmo irá viver em casa de família ou morar na escola, o programa pode incluir escolas públicas e privadas, devido a esse poder de escolha os valores são acima do F1 e J1. Dentro do programa select, o estudante tem mais de 500 opções de high school para selecionar. Por ser um programa com amplas opções, a MVP Exchange faz uma avaliação do perfil do estudante para auxiliar o estudante a filtrar as opções e assim direcioná-lo para as melhores opções dentro das suas necessidades específicas e seus gostos particulares.

Qual o Valor do Programa Select ?

U$13.000,00  – U$ 30.000,00 Ano

DEPOIMENTO DE ESTUDANTES DA MVP

Programa "F1" de High School

“Minha experiência vem sendo uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida, saí de casa bem novo mas com um objetivo, e em busca de um sonho. Apesar do meu pai não concordar eu segui em frente no começo, hoje vejo que fiz uma das melhores escolhas da minha vida. Viver aqui nos Estados Unidos e muito bom, sem nenhum risco. Minha host-family me trata muito bem, fazemos coisas juntos e eles estão tentando fazer com que meu período aqui seja o melhor possível. O pessoal da escola me recebeu de um jeito que eu nunca vi, me receberam como se ja me conhecessem por um bom tempo, foi uma coisa inacreditável. Jogar futebol pela minha high school é incrível porque todo mundo se ajuda e jogamos como um time, buscando o mesmo objetivo então está tudo muito bom. O mais legal foi quando eu e o time de futebol da high school saímos no jornal depois de uma vitória.”
Antonio Pepe
Estuda em Illinois

Programa "Select" de High School

“Quando cheguei aqui, as primeiras semanas de adaptação foram bem difíceis.Não conhecia ninguém, a comida é bem diferente do Brasil e viver sem minha família era novo. Tive que aprender a me virar sozinho, lavar minhas roupas, cozinhar. Depois de acostumar, é tudo muito bom. Novos amigos, os treinadores são muito bons, futebol todo dia. Estou aqui a mais de um mês e já me sinto em casa. É uma experiência muito boa! Os treinos aqui são muito fortes, temos treinos todos os dias e academia. Além do futebol, os estudos aqui são muito importantes, precisamos estar acima da média para podermos ser convocados para os jogos. Temos jogos quase toda semana, tivemos jogos em vários campos e todos com estruturas incríveis. O nível de futebol aqui depende muito da High School... tem times muito bons e tem times medianos. Pra mim, esse ano está sendo um dos melhores da minha vida, é uma experiência incrível vale muito a pena!”
Jefferson Young
Estuda em Missouri